Não fazer uma análise de viabilidade

As análises de viabilidade, são por muitos vistas como o processo administrativo e com pouco ou nenhum relevo.

Nada mais errado!

Quando pensas em iniciar um negócio, é fundamental que faças a devida análise de viabilidade a esse mesmo negócio, ou expandir um negócio já existente.

É esta análise de viabilidade que te vai dar dados mais concretos relativamente à viabilidade futura, através de uma análise profunda do mercado, da empresa, do(s) produto(s)/serviço(s) e de um rigoroso plano de negócios, plano esse que deverá dar suporte e viabilidade ao investimento a efectuar.

Entre outros dados, é na análise de viabilidade, que são verificadas e analisadas diversas variáveis. É aqui que se analisam quais os recursos necessários, financeiros e não financeiros, assim como qual a estratégia mais correcta a adoptar com vista a alcançar os objectivos definidos para o negócio? Como devemos actuar com vista a colmatar os pontos fracos do negócio e potenciar os pontos fortes? De que forma podemos fazer face às ameaças do mercado e aproveitar as diversas oportunidades que vão surgindo?

Como vês, há diversas questões importantes às quais um estudo de viabilidade, correctamente efectuado, pode dar as respostas e essas respostas irão ser fundamentais para o sucesso do teu negócio!

Deixe uma resposta