Esperar pelos Clientes

Esperar pelos clientes, é um erro básico que apesar de todos o sabermos, há vários empreendedores que o cometem.

A par dos colaboradores (quando existem), os clientes são o principal activo de qualquer negócio.

É sabido que sem clientes não há negócio, mas muitos empresários em vez de procurarem o cliente, esperam que ele apareça.

Com a evolução da tecnologia, muitos clientes já procuram o que pretendem, mesmo antes de procurar o seu negócio, pelo que se torna fundamental, para o sucesso do seu negócio, que procure os seus clientes, de modo a que difunda o seu produto e consequentemente alcance os clientes que pretende.

Ao esperar pelos clientes, o mais certo é que eles não apareçam, seja porque não têm conhecimento da existência do seu negócio, seja por desconhecerem o seu produto, são vários os motivos pelos quais um cliente pode não ir ao seu encontro, daí ser fundamental que ao longo da vida de um negócio, mas principalmente no seu inicio, a procura activa de novos clientes é fundamental, não podendo dar-se ao luxo de esperar que eles venham ao seu encontro.

Como referi anteriormente, a busca do cliente é fundamental em todas as fases de qualquer negócio, se inicialmente o principal objectivo é dar a conhecer o mesmo e o seu produto, posteriormente, é fundamental para manter um “pipeline” de clientes e potenciais clientes em carteira e até para captar clientes habituados a consumir na sua concorrência.

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