Empreender numa área que não conheça

Empreender numa área de negócio desconhecida por se considerar que dá melhores resultados, ao invés de numa área que se conhece bem, é outro dos grandes erros.

O conhecimento profundo do negócio é fundamental para que o mesmo venha a ter sucesso no curto, médio e longo prazo, uma vez que somente dominando a área de actuação é possível antecipar cenários e problemas.

Assim, ao dominar a área de negócios, estás também a dominar o teu futuro, isto acontece porque desta forma vais poder antecipar os vários cenários com que te vais deparar, os positivos, mas e principalmente os negativos, podendo desta forma agir antecipadamente com vista a ultrapassá-los da forma mais eficiente possível.

Ao conheceres a tua área de actuação, irás também mais facilmente compreender as reacções da tua concorrência ao mercado, vais conseguir identificar facilmente as áreas em que te podes diferenciar dessa mesma concorrência e por sua vez trazer mais diversidade ao negócio, algo que o cliente aprecia bastante.

Como já deves ter reparado no teu dia a dia, negócios que à partida pareciam, aos olhos de muitos destinados ao insucesso, são negócios que vingaram e têm hoje uma aceitação considerada normal, por exemplo há uns anos aquando da abertura das primeiras lojas “gourmet”, ouvi várias vezes esta questão “Como é que este empresário vai aguentar um negócio destes com a concorrência das grandes superfícies?”. E a resposta é simples, ao ser um conhecedor profundo da sua área de actuação, o empresário viu nos produtos “gourmet” uma oportunidade de negócio numa área dominada por grandes empresas e que não era explorada por estas, assim, ao criar o seu negócio criou o chamado nicho de mercado, com margens superiores e que lhe permite vender menos, mas ter rentabilidades muito mais interessantes.

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